quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Cuidados com os Cabelos no Verão


No verão tudo conspira contra a beleza dos seus cabelos: há maior exposição ao sol, à água do mar e da piscina, além do atrito com o vento e com a areia. Todos esses fatores abrem as escamas da parte externa dos fios fazendo com que se percam as partículas de queratina, formando estragos invisíveis a olho nu, mas perceptíveis no conjunto capilar. 

A exposição exagerada dos cabelos ao sol causa também envelhecimento dos fios, deixando-os mais fracos, quebradiços e sem brilho. Este problema é agravado com o uso frequente de secador e de chapinha, pois com o calor, os fios perdem boa parte da água presente neles, ficando ainda mais ressecados.

Com alguns cuidados simples é possível se prevenir e cuidar dos danos causados pelo verão. 

1. Manter os cabelos e o couro cabeludo sempre limpos porque no verão, o suor, o calor e a umidade podem facilitar problemas como a seborreia e a caspa. Não há problema na lavagem diária.

2. Enxaguar bem os cabelos após sair do mar e da piscina, pois assim evitam-se danos causados aos fios pela salinidade e por produtos usados para tratar a água da piscina.

3. Evitar manter os cabelos úmidos amarrados ou presos, pois estes quando molhados ficam mais fragilizados e o hábito de prendê-los pode acarretar em danos na estrutura dos fios.

4. Proteger seus cabelos das radiações solares é também muito importante porque estas causam danos, não só à pele, mas também aos cabelos, deixando-os mais fracos e quebradiços. Para proteger vale usar chapéu e boné. Hoje já se encontra modelos cujos tecidos tem proteção solar e produtos sem enxágue com filtro solar em sua composição.

5. Evitar o uso diário e em demasia de máscaras capilares quando estiver na praia ou na piscina porque, ao contrário do que se acredita, estes produtos não protegem os cabelos e podem facilitar os danos que a água do mar e da piscina causam a eles, deixando os fios mais fracos e suscetíveis à quebra. Usar 1 a 2 vezes por semana no máximo.

6. Evitar o uso abusivo de químicas nesta época do ano é importante porque no verão as agressões aos cabelos já são grandes com a ação do vento, do sol, da água do mar e dos produtos presentes na água da piscina. Químicas, evite ao máximo! Evite sempre o formol! Peça ao cabeleireiro para ver o rótulo do produto e veja se tem aprovação da Anvisa.

7. Fazer hidratação regularmente ajuda porque apesar de no verão haver maior umidade relativa do ar, os fios são expostos aos fatores característicos do verão e estes tendem a ressecá-los. O indicado é hidratar os cabelos de uma a duas vezes por semana, compre ampolas de vitamina A e vitamina E e coloque no seu creme de massagem! 

8. Escolher produtos que são próprios para o seu tipo de cabelo.  

9. Ter uma boa alimentação é indispensável. Uma alimentação equilibrada e saudável trará benefícios para a saúde e propiciará cabelos mais bonitos e fortes. Consuma folhas verde-escuras ricas em ferro e ácido fólico, proteína da soja e alimentos ricos em biotina, que são as leguminosas.

10. Com orientação médica, colágeno em pó para tomar é ótimo para cabelo e pode ser tomado por longo prazo e fortalece os fios

Nenhum comentário:

Postar um comentário